sexta-feira, 13 de março de 2015

Regulamento Ibérica Foot Festival 2015

O Estrela Lusitânia Clube de Desportos organiza nos dias 6 e 7 de Junho o Torneio de Futebol “Ibérica Foot Festival” destinado às categorias Benjamins e Infantil.

  1. Regras

O Torneio Ibérica Foot Festival será jogado de acordo com as regras da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol da Guarda, à exceção dos detalhes que se explicam neste regulamento.

  1. Formato do Torneio

2.1. Categoria Benjamins – dia 6 de Junho

Serão formados 4 grupos de 4 equipas. Todas as equipas de cada grupo jogarão entre si, garantindo desta forma um número mínimo de jogos realizados. As equipas classificadas em primeiro e segundo lugares de cada grupo passam à segunda fase que consiste na realização de uma apuramento do respetivo lugar. Desta forma joga o 2º do grupo A com o 2º do grupo B, o 2º do grupo C com o 2º do grupo D, o 1º do grupo A com o 2º do grupo B, o 1º do grupo C com o 1º do grupo D. Posto isto as quatro equipas vencedores jogarão entre si para apurar o vencedor do torneio nesta categoria.

2.2. Categoria Infantis – dia 7 de Junho

            Serão formados 2 grupos de 4 equipas. Todas as equipas de cada grupo jogarão entre si, garantindo desta forma um número mínimo de jogos realizados. As equipas classificadas em primeiro e segundo lugares de cada grupo passam à fase final que consiste no apuramento do respetivo lugar. Desta forma joga o 2º do grupo A com o 2º do grupo B, para apurar o 3º e 4º lugares e o 1º do grupo A com o 2º do grupo B, para apurar o 2º e 1º lugares do torneio na respetiva categoria.


            Cada jogo ganho na fase de grupos supõe a obtenção de três pontos. Em caso de empate cada equipa obterá um ponto. A derrota corresponde a zero pontos.
            Se no final da primeira fase, duas ou mais equipas tiverem somado o mesmo número de pontos, a classificação passará a determinar-se da seguinte forma:
·         1º - Resultado entre ambos;
·         2º - Diferença entre golos marcados e sofridos;
·         3º - Maior número de golos marcados;
·         4º - Equipa mais disciplinada.

Em caso de empate na segunda fase, haverá lugar à:
·        Marcação de uma série de cinco grandes penalidades. Se até ao fim da série não for determinada a equipa vencedora, proceder-se-á ao sistema de eliminação direta, ou seja, encontra-se a equipa vencedora quando uma equipa marcar a grande penalidade e a outra falhar.

  1. Programa de jogos

Os jogos disputam-se no Estádio Municipal de Fornos de Algodres (relvado) e no Estádio Dr. Moreira da Cruz (pelado), em Fornos de Algodres, no sábado 6 de Junho e no Domingo 7 de Junho, segundo o calendário enviado a todos as equipas participantes.

  1. Duração dos jogos

Dependendo da fase, os encontros terão a seguinte duração:


1ª Fase
2ª Fase
3ª Fase
INFANTIS
2 x 20 min.
2 x 30 min.
---
BENJAMINS
2 x 12 min.
2 x 15 min.
2 x 15min.

O intervalo das partidas terá apenas 5 minutos de duração.

  1. Disciplina

A todo o jogador que seja exibido um cartão vermelho direto ficará impedido de participar no próximo jogo que a sua equipa efetuar, podendo ainda essa sanção ser aumentada face à gravidade da infração e de acordo com o relatório da equipa de arbitragem.
A todo o jogador que seja exibido cartão vermelho por acumulação de dois amarelos, ficará impedido de alinhar no próximo jogo da sua equipa.
No final de cada jornada a Comissão Disciplinar do Torneio analisará os relatórios das equipas de arbitragem e aplicará, caso seja necessário, as respetivas penalizações.

  1. Lista de Jogadores

As delegações convidadas apenas poderão ter um máximo de 12 atletas.
Todos os atletas participantes deverão apresentar os seguintes documentos:
·        Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão (ou passaporte) original ou Cartão da Federação Portuguesa de Futebol ou sua congénere internacional.

            Em cada jogo será preenchido o boletim de jogo (impressos a fornecer pela organização), onde constará:
·         Nome completo do jogador;
·        Nome dos técnicos, delegados e massagistas presentes no banco de suplentes;
·        O referido boletim deverá ser apresentado à mesa de jogo 15 minutos antes do início do jogo.

  1. Controlo de Idade

O controlo de idade de todos os participantes será efetuado antes do início do seu 1º jogo. Para esse controlo, o delegado ou responsável da equipa deverá trazer o Bilhete de Identidade/ Cartão de Cidadão (ou passaporte) original de cada jogador ou o cartão de atleta da Federação Portuguesa de Futebol. Não será inscrito nenhum jogador que não apresente um destes documentos. Uma vez efetuado o controlo de idade, a organização entregará ao responsável da equipa a lista verificada junto com as fichas para cada jogo, em branco.

  1. Número de Jogadores Suplentes

Nenhuma equipa pode utilizar mais de 12 jogadores num jogo. Não haverá limite de substituições (conforme o regulamento do próprio futebol de 7).

  1. Documentação a trazer para cada jogo

Quinze minutos antes de cada jogo, o delegado da equipa deverá entregar ao Delegado de Mesa a lista dos jogadores participantes, em impresso próprio, que será entregue ao realizar o controlo da idade. Este impresso deverá estar completamente preenchido nos espaços destinados para o efeito, com os nomes e números de dorsal.
Nenhum jogo poderá ter início sem que a mesa disponha da lista dos jogadores.

  1. Reclamações

Os delegados que queiram comprovar a legalidade da participação de qualquer jogador, poderão fazê-lo até ao final do jogo, dando conhecimento ao oficial da organização encarregado no campo.
Caso o jogador reclamado certifique a sua legalidade mediante a apresentação de alguns dos documentos originais solicitados, o oficial de campo dará a reclamação como finalizada. No caso do jogador reclamado não dispor dos documentos solicitados, ou não apareça nas listas, serão citados, reclamante e reclamado, junto do responsável de equipa, 30 minutos depois em reunião da Organização do Torneio a qual decidirá em conformidade com o Regulamento.
Reclamações sobre erros de arbitragem não podem modificar o resultado do jogo.
A decisão da Organização do Ibérica Foot Festival é final e irrevogável. A interpretação dos factos e regras serão definitivas.

  1. Pontualidade

Todas as equipas deverão estar prontas a entrar em campo 15 minutos antes do início do seu jogo. No caso de não ser assim e sem justificação plausível, a comissão Organizadora, poderá tomar uma das seguintes medidas:
·         Dar o jogo por perdido da equipa infratora (3 – 0) ou desclassificação;
·        A não apresentação a um jogo sem causa justificada, significará dar esse jogo como perdido (3 – 0) e sancionará a equipa infratora com três pontos a menos.

Em ambos os casos, à Organização reserva-se o direito de sanção em caso de afetar equipas terceiras.

  1. Árbitros

Todos os árbitros pertencerão ao Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Guarda. 

  1. Equipamentos

Se o árbitro decidir que uma equipa deve mudar as suas camisolas devido à semelhança com as da equipa contrária, a equipa que apareça em segundo lugar no calendário deverá mudar as suas cores. Os jogadores devem manter o mesmo número de dorsal durante todo o torneio.
É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A UTILIZAÇÃO DE BOTAS COM PITONS DE ALUMÍNIO. 

  1. Programa de jogos

      À Comissão Organizadora reserva-se o direito de mudar os grupos, o calendário, o campo de jogo e as horas dos jogos. Aos delegados das equipas afetados será dado o aviso com a devida antecedência.

15.  Seguros

Cada jogador deverá ter o seu próprio seguro desportivo (quer seja seguro social ou privado). O Ibérica Foot Festival não será responsável por nenhuma lesão, enfermidade, roubo ou acidente.

16.  Troféus

No Domingo, dia 7 de Junho, serão entregues os troféus/lembranças às equipas participantes e o troféu de melhor jogador do Torneio.
Será entregue a todas as equipas um troféu de participação no Ibérica Foot Festival.

17.  Comportamento

Cada clube será responsável pelo comportamento dos seus jogadores, acompanhantes e familiares, tanto dentro como fora do terreno de jogo. O mau comportamento pode levar à exclusão do torneio.


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