O Estrela
Lusitânia Clube de Desportos organiza nos dias 6 e 7 de Junho o Torneio de
Futebol “Ibérica Foot Festival” destinado às categorias Benjamins e Infantil.
- Regras
O Torneio
Ibérica Foot Festival será jogado de acordo com as regras da Federação
Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol da Guarda, à exceção dos
detalhes que se explicam neste regulamento.
- Formato do
Torneio
2.1. Categoria Benjamins – dia 6 de Junho
Serão formados 4 grupos de 4 equipas. Todas as equipas de
cada grupo jogarão entre si, garantindo desta forma um número mínimo de jogos
realizados. As equipas classificadas em primeiro e segundo lugares de cada
grupo passam à segunda fase que consiste na realização de uma apuramento do respetivo
lugar. Desta forma joga o 2º do grupo A com o 2º do grupo B, o 2º do grupo C
com o 2º do grupo D, o 1º do grupo A com o 2º do grupo B, o 1º do grupo C com o
1º do grupo D. Posto isto as quatro equipas vencedores jogarão entre si para
apurar o vencedor do torneio nesta categoria.
2.2. Categoria
Infantis – dia 7 de Junho
Serão formados 2 grupos de 4 equipas. Todas as equipas de
cada grupo jogarão entre si, garantindo desta forma um número mínimo de jogos
realizados. As equipas classificadas em primeiro e segundo lugares de cada
grupo passam à fase final que consiste no apuramento do respetivo lugar. Desta
forma joga o 2º do grupo A com o 2º do grupo B, para apurar o 3º e 4º lugares e
o 1º do grupo A com o 2º do grupo B, para apurar o 2º e 1º lugares do torneio
na respetiva categoria.
Cada jogo ganho na fase de grupos
supõe a obtenção de três pontos. Em caso de empate cada equipa obterá um ponto.
A derrota corresponde a zero pontos.
Se no final da primeira fase, duas
ou mais equipas tiverem somado o mesmo número de pontos, a classificação
passará a determinar-se da seguinte forma:
·
1º - Resultado entre
ambos;
·
2º - Diferença entre
golos marcados e sofridos;
·
3º - Maior número de
golos marcados;
·
4º - Equipa mais
disciplinada.
Em caso de empate na segunda fase, haverá lugar à:
·
Marcação de uma série
de cinco grandes penalidades. Se até ao fim da série não for determinada a
equipa vencedora, proceder-se-á ao sistema de eliminação direta, ou seja,
encontra-se a equipa vencedora quando uma equipa marcar a grande penalidade e a
outra falhar.
- Programa de
jogos
Os jogos disputam-se no Estádio Municipal de Fornos de
Algodres (relvado) e no Estádio Dr. Moreira da Cruz (pelado), em Fornos de
Algodres, no sábado 6 de Junho e no Domingo 7 de Junho, segundo o calendário
enviado a todos as equipas participantes.
- Duração dos
jogos
Dependendo da
fase, os encontros terão a seguinte duração:
|
1ª Fase
|
2ª Fase
|
3ª Fase
|
|
INFANTIS
|
2 x 20 min.
|
2 x 30 min.
|
---
|
|
BENJAMINS
|
2 x 12 min.
|
2 x 15 min.
|
2 x 15min.
|
|
O intervalo das partidas terá
apenas 5 minutos de duração.
- Disciplina
A todo o
jogador que seja exibido um cartão vermelho direto ficará impedido de
participar no próximo jogo que a sua equipa efetuar, podendo ainda essa sanção
ser aumentada face à gravidade da infração e de acordo com o relatório da
equipa de arbitragem.
A todo o
jogador que seja exibido cartão vermelho por acumulação de dois amarelos,
ficará impedido de alinhar no próximo jogo da sua equipa.
No final de
cada jornada a Comissão Disciplinar do Torneio analisará os relatórios das
equipas de arbitragem e aplicará, caso seja necessário, as respetivas
penalizações.
- Lista de
Jogadores
As delegações convidadas apenas poderão ter um máximo de 12 atletas.
Todos os atletas participantes deverão apresentar os seguintes
documentos:
·
Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão (ou
passaporte) original ou Cartão da Federação Portuguesa de Futebol ou sua
congénere internacional.
Em cada jogo será preenchido o
boletim de jogo (impressos a fornecer pela organização), onde constará:
·
Nome completo do jogador;
·
Nome dos técnicos, delegados e massagistas
presentes no banco de suplentes;
·
O referido boletim deverá ser apresentado à mesa
de jogo 15 minutos antes do início do jogo.
- Controlo
de Idade
O
controlo de idade de todos os participantes será efetuado antes do início do
seu 1º jogo. Para esse controlo, o delegado ou responsável da equipa deverá
trazer o Bilhete de Identidade/ Cartão de Cidadão (ou passaporte) original de
cada jogador ou o cartão de atleta da Federação Portuguesa de Futebol. Não será
inscrito nenhum jogador que não apresente um destes documentos. Uma vez
efetuado o controlo de idade, a organização entregará ao responsável da equipa
a lista verificada junto com as fichas para cada jogo, em branco.
- Número de
Jogadores Suplentes
Nenhuma
equipa pode utilizar mais de 12 jogadores num jogo. Não haverá limite de
substituições (conforme o regulamento do próprio futebol
de 7).
- Documentação a trazer para cada jogo
Quinze
minutos antes de cada jogo, o delegado da equipa deverá entregar ao Delegado de
Mesa a lista dos jogadores participantes, em impresso próprio, que será
entregue ao realizar o controlo da idade. Este impresso deverá estar
completamente preenchido nos espaços destinados para o efeito, com os nomes e
números de dorsal.
Nenhum
jogo poderá ter início sem que a mesa disponha da lista dos jogadores.
- Reclamações
Os
delegados que queiram comprovar a legalidade da participação de qualquer
jogador, poderão fazê-lo até ao final do jogo, dando conhecimento ao oficial da
organização encarregado no campo.
Caso
o jogador reclamado certifique a sua legalidade mediante a apresentação de
alguns dos documentos originais solicitados, o oficial de campo dará a
reclamação como finalizada. No caso do jogador reclamado não dispor dos
documentos solicitados, ou não apareça nas listas, serão citados, reclamante e
reclamado, junto do responsável de equipa, 30 minutos depois em reunião da
Organização do Torneio a qual decidirá em conformidade com o Regulamento.
Reclamações
sobre erros de arbitragem não podem modificar o resultado do jogo.
A
decisão da Organização do Ibérica Foot Festival é final e irrevogável. A
interpretação dos factos e regras serão definitivas.
- Pontualidade
Todas as equipas deverão estar prontas a entrar
em campo 15 minutos antes do início do seu jogo. No caso de não ser assim e sem
justificação plausível, a comissão Organizadora, poderá tomar uma das seguintes
medidas:
·
Dar o jogo por perdido da equipa infratora (3 –
0) ou desclassificação;
·
A não apresentação a um jogo sem causa
justificada, significará dar esse jogo como perdido (3 – 0) e sancionará a
equipa infratora com três pontos a menos.
Em ambos
os casos, à Organização reserva-se o direito de sanção em caso de afetar equipas
terceiras.
- Árbitros
Todos os árbitros pertencerão ao Conselho de Arbitragem da
Associação de Futebol da Guarda.
- Equipamentos
Se
o árbitro decidir que uma equipa deve mudar as suas camisolas devido à
semelhança com as da equipa contrária, a equipa que apareça em segundo lugar no
calendário deverá mudar as suas cores. Os jogadores devem manter o mesmo número
de dorsal durante todo o torneio.
É
EXPRESSAMENTE PROIBIDA A UTILIZAÇÃO DE BOTAS COM PITONS DE ALUMÍNIO.
- Programa
de jogos
À Comissão Organizadora
reserva-se o direito de mudar os grupos, o calendário, o campo de jogo e as
horas dos jogos. Aos delegados das equipas afetados será dado o aviso com a
devida antecedência.
15. Seguros
Cada jogador deverá ter o seu próprio seguro desportivo
(quer seja seguro social ou privado). O Ibérica Foot Festival não será
responsável por nenhuma lesão, enfermidade, roubo ou acidente.
16. Troféus
No Domingo, dia 7 de Junho, serão entregues os
troféus/lembranças às equipas participantes e o troféu de melhor jogador do
Torneio.
Será entregue a todas as equipas um troféu de participação
no Ibérica Foot Festival.
17. Comportamento
Cada clube será responsável pelo comportamento dos seus
jogadores, acompanhantes e familiares, tanto dentro como fora do terreno de
jogo. O mau comportamento pode levar à exclusão do torneio.
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